terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Uma certa hora da noite.







Ela não dormiu de novo!
Rolou a noite inteira na cama como acontecera nas ultimas cinco noites.. Se lembrando, de um passado que não poderia ter voltado. Seja ele fazendo bem, ou mal !
Quando o passado decide voltar traz tudo de volta com nitidez. Os cheiros, as vozes, os lugares, os olhares...as traições, as brigas,as revoltas, as vinganças.. Traz o gosto amargo do velho. Do repetido. Do regredido.

Acendeu a luz do abajur devagar, enquanto juntava as pernas e levantava da cama.
Foi ate a cozinha com os pés no chão e enrolando o cabelo.
Bebeu um copo d'agua e sentou-se na mesa.
Desde pequena, via seu pai sentado da mesma forma sempre que perdera o sono, seja lá por qual motivo!
Olhou todo o seu apartamento.Quando o passado volta, até mesmo as coisas novas nos fazem retornar a alguma cena. Independente do tempo em que estejam com você. A parte 'boa'? Ela relembrava das brigas.. das lágrimas.. os detalhes tão cuidadosamente apagados, ou melhor, arquivados vieram a tona.
O telefone toca de novo. O mesmo número de cinco dias. Ela simplesmente ignora como vinha fazendo desde que atendera a primeira, e reconhecera a voz.
Ela desliga, e se deita... encolhida.. com os cabelos cobrindo-lhe o torax,ela respira fundo.. e sorrir.

Sorrir por estar liberta. Sorrir por estar sozinha, por ter optado por isso sem medo, por caminhar com suas próprias pernas, por dirigir o seu próprio carro quando tarde da noite. Sorri por dormir não tão mais sozinha. Ele não compreendia que não bastava estar lá, tinha que se fazer presente no olhar, no toque, nas palavras, na carne. Não no simples estar. Tinha que sorrir junto, olhar junto, rezar junto, pensar junto.. E agora ela fazia sozinha por preferência. Gostava de contar só com ela nas noites quentes..

E se virou. Desligou o abajur com delicadeza. Sem barulhos... fechou os olhos.. e dormiu. A gente sempre dorme uma certa hora !

Um comentário: